Trincas

 

As trincas são em geral, ocorrências muito comuns em prédios e residências, surgem em função de muitas causas diferentes, e são conhecidas como fissuras, trincas ou rachaduras. Esses problemas ocupam o segundo lugar entre os defeitos mais comuns na construção civil, perdendo apenas para a umidade.
 
Antes de pensar em "tampar" uma trinca, é importante descobrir e eliminar a causa, pois a trinca é apenas uma conseqüência, um sintoma, que pode ser de movimentação de materiais, componentes da construção, infiltrações, vazamentos ou recalques diferenças na fundação da casa ou prédio. Este tipo de defeito pode ser devido também a simples rachadura do revestimento em virtude de alterações climáticas. É necessário conhecer a situação através de uma visita técnica para uma melhor análise, mas pela experiência nos serviços já executados, pela JUNDBASE ENGENHARIA E FUNDAÇÕES, pode-se dizer que normalmente as trincas denunciam fragilidade na fundação, podendo ser identificadas quando formam ângulo de 45º nas paredes, geralmente próximas aos cantos. Qualquer construção, por seu peso, tende a provocar pequenos movimentos no solo em que se apóia. Estes movimentos de acomodação podem causar rachaduras nas paredes, também no sentido horizontal ou no sentido vertical.
 
No entanto, rachaduras em diagonal ou em grande quantidade ou de rápido desenvolvimento indicam que algo grave
pode estar acontecendo, e que é necessário providenciar uma vistoria de um profissional técnico para avaliar a situação e determinar a melhor solução para a ocorrência. Nos serviços prestados pela JUNDBASE ENGENHARIA E FUNDAÇÕES, o departamento de engenharia, através de visitas técnicas ao local, indica-nos casos em que já houver surgimento de recalques em fundações - a execução de reforços da fundação já existente. Serviço este muito rápido, podendo recuperar e valorizar o imóvel, pois o custo x benefício é considerável.
 
Neste caso, onde for indicado este reforço - que é um dos serviços especializados que a JUNDBASE ENGENHARIA possui - aplica-se estacas de reação sob a fundação existente. Isso, assim que identificados os locais necessários, ou seja, onde a fundação existente estiver insuficiente para a carga atual, causando os chamados recalques diferenciais. Este trabalho consiste em equilíbrio da estrutura com a resistência do solo (capacidade de
carga).
 
Importante ressaltar que após estabilizar a estrutura e interromper o processo de trincas e na hipótese de até mesmo rachaduras,o proprietário dever tomar todas as providências necessárias para recuperar a estética do imóvel, aplicando-se materiais elásticos de tratamento para os danos existentes.
 
Existem diversas situações de trincas e para cada uma esta relacionada uma causa. Em uma visita técnica, é através destas ocorrências que se identifica as causas relacionadas, bem como a melhor solução. A Jundbase Engenharia oferece, além dos serviços de recuperação de fundação, também serviços de sondagem de solo, estacas tipos Hélice Continua, Strauss, estacas escavadas e tubulões. Consulte o departamento de engenharia e solicite uma visita técnica sem compromisso.

 

   

 
Manual Técnico sobre
Recuperação de Estruturas
 Vedacit
movimentação de terra
pode ter um custo
 considerável?
Trincas e rachaduras
em construções
Jundiaí agora tem
tecnologia até no subsolo!
 
       
   
 
Método executivo
Quimicyl
Sondagem de Solo
é indispensável
   
 
   
 

Trincas: Avenida Rubbo, 132 - Vila Jundiainópolis - Jundiaí - SP - PABX: (11) 4521-5554 -  Cel.: (11) 98329-0900 (Sandro) | E-Mail: jundbase@jundbase.com.br